quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Música Cromossomica  - Concerto for Orchestra Sz 116 BB 123 -
Tem alguns anos que subi o morro é virei bartokeiro , uma música estranha, repleta de sons possantes, vigorosos , ansiosos, camponeses – Húngaros.
Algo mais além de sampler
Béla Bartok (1881-1945), Húngaro de nascimento, refugiado Norte Americano para despesas fúnebres, um dos fundadores da Etnomusicologia, creio que com as bênçãos de nosso poeta Mário de Andrade e outros esquecidos da Modernidade nesse meu branco contemporâneo, destaca os caminhos da música camponesa: “A questão é, quais são os caminhos que a música camponesa é assumida e torna-se transformado em música moderna? Podemos, por exemplo, assumir uma melodia camponesa  inalterada ou apenas ligeiramente variada, escrever um acompanhamento a ele e, possivelmente, alguma abertura e conclusão de frases. Esse tipo de trabalho iria mostrar uma certa analogia com o tratamento de Bach de corais. [...] [...] Outro método é o seguinte: o compositor não faz uso de uma melodia camponesa real, mas inventa sua própria imitação de tais melodias. Não há verdadeira diferença entre este método e o descrito acima. [...] Há ainda uma terceira via [...] Nem melodias camponesas nem imitações de melodias camponesas podem ser encontrados em sua música, mas é permeada pela atmosfera da música camponesa. Neste caso, podemos dizer que ele tenha absorvido totalmente o idioma da música camponesa que se tornou sua língua materna musical. (Bartók 1931/1976, 341-44.)” fonte Wikipedia.
Concerto para Orquestra
Do alto de sua cama de hospital, no auge de sua carreira de doente de leucemia, Bela Bartok termina seu tear – Concerto para Orquestra.
Embora tenha a estrutura a cara e o jeito de uma sinfonia, para ele: “não era sinfonia uma sinfonia por causa da forma como cada seção de instrumentos é tratada de uma forma solista e virtuosismo” (Bartok fonte Wikipedia)– os médicos não quiseram contradizer o moribundo. Fato que a música se tornou Hit-Parede para qualquer orquestra sinfônica que quisesse demonstrar o potencial de seus músicos e de seu condutor.
Apesar do virtuosismo que impõe a execução é uma música simples como vida, talvez esteja ai a chave de seu sucesso. Nosso pintor foi sintetizando, suas experiências em tramas musicais especialmente costuradas até terminar seu quadro multidimensional, apropria-se de linguagens maternas ocidentais  conhecidas para delinear um padrão onírico no ouvinte – Sinestesia. Entre a evolução das micro-tramas etnomusicais o compositor conta sua história refletida na historia ancestral e portanto assimiláveis a certos patamares de nosso consciente.
Está segmentado em:  I. Introduzione, II. Giuoco Delle Coppie,  III. Elegia, IV. Intermezzo Interrotto  V. Finale, porém essa segmentação tem um caráter desorientativo no caráter de escrita musical no II. Giuoco Delle Coppie que aponta a um andamento errôneo como destacou o maestro George Solti, mas que pode nos levar a crer Bartok tinha a intenção de Titular de indicar principalmente o movimento do tambor, da puberdade.
A Finale: – o sentimento de urgência, o pressentimento, a certeza poderosa do inevitável, espanto e fim da linga em si.


Emerson Moino Martins
26/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário